Ti Leaf Lei





Você conhece os verdadeiros colares havaianos?

Os colares havaianos legítimos são conhecidos como "lei", palavra havaiana para "guirlanda" ou "colar", e eles podem ser feitos de flores, folhas, penas, sementes e conchas. Adornos com estes mesmos elementos também podem ser usados na cabeça e até nos pulsos e tornozelos. Culturalmente, o lei é oferecido como símbolo de afeição e é algo que representa bastante o povo polinésio.

Quando inserimos "colar havaiano" em português no campo de busca de pesquisas, aparecem milhares de tutoriais para confeccionar aqueles típicos "colares de carnaval", mas estes, na verdade, são uma representação dos originais.

Muitos elementos da cultura polinésia foram trazidos para o Ocidente como referência ao clima tropical e paradisíaco das ilhas do Oceano Pacífico, e estes colares são um deles.

Neste vídeo acima eu mostro um passo a passo bem fácil, em 3 minutos, de como fazer um verdadeiro colar havaiano usando folhas de ti.

Ti é uma planta típica da Polinésia, do gênero Cordyline, bastante utilizada para a confecção de roupas, adornos, cobertura de casas, embrulho de alimentos e até em rituais sagrados. No Brasil, um de seus nomes vulgares é Dracena.

Espero que este texto tenha sido útil para você conhecer um pouco mais desta cultura tão linda que tem chegado para nós, brasileiros, na forma de esporte. E espero também que o tutorial deste vídeo, de como confeccionar um legítimo colar havaiano tire suas dúvidas sobre o passo a passo deste processo, que não é nem um pouco difícil.

Basta ter um pouquinho de paciência para entender o movimento das mãos, que está mostrado de maneira super didática no vídeo, e praticar algumas vezes. Em pouco tempo você estará fazendo o seu próprio colar e, eu garanto, você nunca mais irá se esquecer deste passo a passo.

Não tem como falarmos de "canoa havaiana" ou "canoa polinésia" sem falarmos de cultura! Se você é remador, imagine você presentear remadores da sua canoa ou equipe em algum dia de remada especial? Este é um dos símbolos do "Compartilhar o Aloha" que tanto se fala na cultura do esporte.

Aloha e até o próximo vídeo e a próxima postagem!

Luiza Perin




Comentários

Mais visitadas

Descobrindo a Ilha Mãe

Mahalo - A Gratidão Polinésia

O Batismo de uma Canoa Havaiana