(Temporary Backup) Deu huli, e agora?




Deu huli! E agora?

Texto de Luiza Perin


Está procurando conteúdo sobre HULI DE CANOA POLINÉSIA? Então você está no lugar certo. AQUI você vai encontrar o seguinte: 


1- CONTEÚDO BÁSICO SOBRE HULI

2- CONTEÚDO DIDÁTICO SOBRE HULI


BÁSICO

Trago aqui o básico que todo remador  precisa saber sobre huli de canoa havaiana com um olhar cultural e técnico. Comece entendendo o significado da palavra havaiana “huli”. Ela significa, literalmente, “virar “ e é usada em diferentes contextos, como mudar de opinião ou de maneira de viver. Kai huli é uma expressão para mar agitado, já a frase “pau ka ‘ai ‘aina, huli ke alo i luna” se traduz por “depois de comer, vire e relaxe”. Mas o que tornou a palavra comum a milhares de brasileiros praticantes do va’a nos últimos vinte anos é sua utilização para designar a emborcada da canoa, que pode ser acidental ou proposital. Deu huli, e agora? 


Memorize o passo a passo que trago aqui e coloque em prática na água assim que puder. Dica: faça sua primeira simulação de huli em mar calmo, preferencialmente em águas abrigadas. Planeje com responsabilidade o gerenciamento de possíveis riscos, e saiba: o huli acidental pode acontecer em qualquer condição de mar, de tranquilo a turbulento e os motivos podem ser diversos, provocados por fatores ambientais como também por fatores internos, decorrentes de ações da própria equipe. Na maioria das vezes pode ser evitado, outras não. 


PASSO A PASSO DIDÁTICO - FUNÇÕES DOS BANCOS 1 AO 6: 


BANCO 6: Estar atento a tudo, desde a condição psicológica dos integrantes ao objetivo final de desvirar a canoa em segurança.

BANCO 5: Recolher remos e demais objetos boiando. 

BANCO 4: Desvirar a canoa pisando no muku, que é a porção final dos ‘iakos que fica pra fora da canoa na amarração.

BANCO 3: Idem ao banco 4.

BANCO 2: Idem ao banco 4.

BANCO 1: Direcionar a proa da canoa em direção às ondas. 


Atenção a estes gatilhos especiais de segurança e macetes que você precisa saber, sendo um remador: 


1- É normal, com a canoa parada, a gente levantar do banco e sentar na borda da canoa. Não faça isso na “borda de fora” da canoa, ou seja, na borda onde não tem ama. 


2- Dizemos que uma canoa está “agressiva” quando a amarração esta propícia ao huli, ou seja, com a ama muito próxima do casco. Ao notar isto, os remadores devem ficar mais atentos ao equilíbrio da canoa. 


3- O huli não é considerado um acidente. É algo normal, que pode acontecer durante a remada. Conhecer o procedimento para desvirar é dever do remador.


4- Ao desvirar a canoa, atente para que a ama caia suavemente na água. Um forte impacto pode ser prejudicial ao equipamento.


Há mais de um tipo de procedimento para desvirar a canoa. Não existe forma correta e forma errada, forma mais fácil ou mais difícil. Existe a forma que melhor se adapta às circunstâncias do huli. A que trago aqui costuma ser a mais aplicada nos clubes de canoa do Brasil. 


Esse é um texto autoral, como todos que trago no blog Vou de Canoa. Desejo que ele seja útil pra você, remador. Ao reproduzi-lo, cite a fonte: Luiza Perin. Você encontra mais conteúdo como esse no meu perfil do Instagram: @voudecanoa e também do meu livro Vou de Canoa - Um olhar sobre a cultura polinésia e outras histórias do mar. 


Aloha e até a próxima postagem! 

Luiza Perin 

@voudecanoa

Comentários

Mais visitadas

Descobrindo a Ilha Mãe

Mahalo - A Gratidão Polinésia

O Batismo de uma Canoa Havaiana