Relatos da Ilha de Páscoa (PARTE I)


Te Pito O Te Henua, ou seja, o umbigo do mundo. Era assim que o povo Rapa Nui se reconhecia e nomeava seus 163Km² de terra isolados no meio do Oceano Pacífico. Esse negócio de chamar o local de Ilha de Páscoa é muito recente - alguns séculos, somente - principalmente se comparado com a riqueza de cultura pré histórica que existe ali. O nome Ilha de Páscoa nada mais é que uma referência à natureza do primeiro contato europeu com o local. No dia 5 de abril de 1722 - um domingo de Páscoa - o navio do explorador holandês Jacob Roogeveen avistou a ilha pela primeira vez e, dali pra frente, todo o resto do mundo passou a conhecer a ilha das estátuas gigantes de pedra - e o pedaço de terra habitado mais isolado do Planeta! Mas muito antes disso, muuuuito antes, vivia ali um povo primitivo que vivia em cavernas e esculpia formas humanas em pedras.

Cheguei à Ilha de Páscoa bem próximo de um dia 5 de abril. Mas o ano era 2013. Mesmo com mais de 290 anos de diferença do meu "velho amigo holandês Jacob Roogeveen", tenho certeza de que me surpreendi tanto quanto ele! Aquelas estátuas inexplicavelmente erguidas de costas para o mar e de tamanhos colossais... Aquela sensação de isolamento e o perfume de maresia em todos os cantos da ilha, com cheiro de oceano profundo... Aqueles nativos - hoje já modernos - com olhar denso e carregado mas ao mesmo tempo atônito e curioso por conhecer as novidades que chegam pelo mar ou pelo ar... São percepções que só são sentidas na alma por quem vai à Ilha de Páscoa ao menos uma vez na vida. Em 1722 ou em 2013.

Cheguei, obviamente, ávida por remar! Olhava tudo em volta, queria tocar nas estátuas (mas não é permitido, e por um óbvio motivo de evitar o desgaste cumulativo de milhares de turistas fazendo o mesmo...), queria correr, gritar e pedalar cada vez mais rápido para percorrer a ilha toda. O único povoado da ilha é chamado de HANGA ROA e ali é possível alugar bikes por cerca de 15 mil pesos chilenos a diária (sim, a Ilha de Páscoa é um território chileno).


Minha prima Otavia e sua bike no Ahu Tahai.
Em Hanga Roa se concentram todos os poucos restaurantes do local, as pousadas, as lojinhas e mercados de artesanato, o aeroporto, etc.
Aluguei biclicleta por um dia e foi suficiente para conhecer tudo no vilarejo e adjacências. O turismo na Ilha de Páscoa é rústico. Não se deve esperar os melhores e mais rápidos atendimentos nos estabelecimentos comerciais. Como em quase todas as ilhas turísticas e relativamente pequenas que conheci, a vida ali passa devagar, as pessoas não têm pressa, os dias correm suaves e em função caminhar do Sol. O Sol nasce bem tarde, por volta das 8 horas da manhã. E se põe igualmente tarde, às 21 horas!

Este pôr-do-Sol é no ahu de moai mais próximo de Hanga Roa, o AHU TAHAI. Ali, turistas e jovens locais se encontrarm para ver o Sol se pondo atrás dos moai.

Pôr-do-Sol no Ahu Tahai.

Ahu Tahai, o mais próximo do vilarejo de Hanga Roa: lugar típico para assistir a um lindo pôr-do-Sol na Ilha de Páscoa.
Enquanto no Rio de Janeiro os remadores acordam cada vez mais cedo para treinar - os treinos em Itaipu (Niterói, RJ) começam às 5:45 da manhã, por exemplo - na Ilha de Páscoa se vai pro mar a partir das 17 horas. Às 17 horas começa as aulas dos "niños", e nestes momentos a enseada do porto de HANGA PIKO se enche de crianças em volta de canoas, gritos, remos, euforia e tudo de bom que envolve o universo das crianças e das remadas... Às 18h há o treino das "chicas" e às 19h a homarada vai toda pro mar em suas V1 cortando com velocidade as águas da face Oeste da ilha.

Crianças remando na enseada de Hanga Piko, o porto abrigado da Ilha de Páscoa.
Porto de Hanga Piko - lugar das aulas de canoa na Ilha de Páscoa.

Aula dos "niños" e Fabiano bem dirfarçado ali no meio, com sua prancha de stand up amarela, tentando negociar uma troca para remar na V1 das crianças...

Até que um menino Rapa Nui cismou de remar no SUP!

E lá foi o pequeno Rapa Nui...
Em um dia rodando de bike conheci tudo em Hanga Roa, o vilarejo local! Mas as maiores descobertas pela ilha eu fiz num jipe alugado por 30 mil pesos a diária! Aí sim, se vai a qualquer lugar da ilha!!! Histórias vividas a bordo do jipinho roots da Suzuki, trarei na próxima postagem!

Jipe roots que nos levou pra todos os cantos da Ilha de Páscoa. Mas não se pode passar de 60km/h se são ele treme todo!

IORANA, GALERA!
E ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM, COM MAIS HISTÓRIAS DE RAPA NUI...




Comentários

  1. Olá, Luiza! Qual o significado de IORANA? Esta no idioma nativo Rapa nui?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Se você gostou, volte sempre!
Sinta-se à vontade para deixar seu comentário!
Aloha!

Mais visitadas

Descobrindo a Ilha Mãe

Mahalo - A Gratidão Polinésia

O Batismo de uma Canoa Havaiana