Primeira dupla mista brasileira na Molokai2Oahu - Hawaii

POSTER DA MOLOKAI2OAHU 2014
Comprei meu primeiro SUP no final de 2012. Era uma prancha race com 12’6 de comprimento e 27 polegadas de largura da Art in Surf. Minha primeira remada com ela foi um downwind* de 18km da Praia de Itacoatiara (Niterói - RJ) à Praia de Copacabana. Esta primeira remada prescreveu meus caminhos no mundo do stand up paddle e aquela velha história de entrar na água com uma embarcação a remo e desaparecer na linha do horizonte em busca do destino continuou me fascinando.

Agora eu estava em pé - stand up - olhando o mar de um andar acima do que em minha canoa havaiana. Precisava conquistar do zero naquela prancha tudo o que eu já possuía com minha canoa: equilíbrio, estabilidade, firmeza, segurança, etc. Novo brinquedo, novos desafios. Fabiano, que então era apenas um amigo e me ajudou a escolher a prancha certa, me ensinava com tanta atenção e paciência que começou a dar os primeiros sinais de que aquela história não terminaria ao fim de algumas remadas, muito menos em qualquer praia. Mais tarde, descobrimos que nossa história estava apenas começando. Minha vontade de estar na água remando cresceu e eu não sabia que isso era possível. O que antes era completamente preenchido pela canoa passou a ser ocupado também pelo SUP e aos poucos fui ganhando a confiança necessária para permanecer em pé, remando em frente.

FOTO DA MINHA MINHA PRIMEIRA REMADA NA PRANCHA RACE NOVA, SAINDO DA PRAIA DE ITACOATIARA COM DESTINO À COPACABANA, EM OUTUBRO DE 2012.
Hoje, a próxima praia do nosso destino se chama Maunalua Bay. Dentro de poucos dias embarcamos para uma viagem dos sonhos: competir juntos, no Havaí, a prova de stand up paddle mais importante e respeitada do mundo - a Molokai to Oahu. São 32 milhas (51,5km) de distância entre uma ilha e outra com ondas e ventos de 25 nós (47km/h) nos empurrando para nosso destino. A verdadeira e mais pura alma do downwind - aquela brincadeira que comecei a experimentar há pouco menos de dois anos, em 2012, quando zarpei na Praia de Itacoatiara com Fabiano, mirando Copacabana como linha de chegada.

Este será o 18° ano de realização desta tradicional prova, mas será apenas o primeiro em que a organização permitiu a categoria mista no desafio. Eu e Fabiano vamos disputar juntos por uma colocação com as outras únicas cinco duplas mistas inscritas, uma da Suíça, uma do Canadá e três do Havaí. Mas meu maior desafio será, acima das duplas, deixar no mar Havaí o melhor de mim, meu maior esforço, minhas maiores doses de adrenalina, concentração e diversão. Além de ser a meca do surfe, o Havaí é também o suprassumo do remo e do downwind.

LISTA DAS DUPLAS MISTAS INSCRITAS NA 18a EDIÇÃO DA MOLOKAI2OAHU, E PRIMEIRA EDIÇÃO COM CATEGORIA DE DUPLAS MISTAS. 
Espero aprender muito sobre estas modalidades nesta temporada havaiana e voltar com mais experiências e conhecimentos para continuar prosperando no esporte. Sempre gostei de desafios. Há nove anos sou remadora de canoa havaiana e há menos de dois ingressei no stand up paddle. A pergunta é: “Por que não optei fazer esta prova de canoa, já que é um esporte em que tenho mais experiência?” Porque há pouco menos de dois anos não foi apenas uma prancha branca da Art in Surf que entrou na minha vida. Junto dela veio um remador de downwind também, e nós dois queremos competir e remar juntos, lado a lado*, no Canal dos Ossos que separa as ilhas havaianas de Molokai e Oahu. E é pra lá que nós vamos!
Imua, em havaiano, pode ser traduzido como “adiante, siga em frente”. 
Imua!

*Modalidade específica de alguns esportes aquáticos em que se aproveita a direção alinhada do swell e do vento para navegar a favor das condições, possibilitando pegar ondas em pleno mar aberto.

*A categoria de duplas na Molokai to Oahu é disputada no formato de revezamento. Cada dupla possui um barco que a acompanha durante o percurso da prova. Os dois remadores revezam os momentos de remada durante o trajeto: enquanto um está remando o outro fica no barco e vice versa. 


Comentários

Mais visitadas

Descobrindo a Ilha Mãe

Mahalo - A Gratidão Polinésia

O Batismo de uma Canoa Havaiana